07 December 2007

Irão, uma agradável surpresa!!

Já lá vão 3 semanas por terras Iranianas e confesso que este país se tem revelado uma agradável surpresa.
À chegada ao aeroporto Imam Khomeini (Teerão), por volta das 4H da madrugada, um senhor dos “Serviços de Estrangeiros e Fronteiras” (SEF Iraniano) virou e revirou o meu passaporte umas poucas de vezes, mirou-me mais outras tantas (sempre com ar de poucos amigos) e lá assinou a entrada. “Confirmam-se as minhas expectativas de um país “agreste”, pensei eu com os meus botões. Enquanto esperávamos pelas malas, foi anunciado que as senhoras estrangeiras “devem” usar véu (por outras palavras, não sendo “obrigatório” é “obrigatório”!!).
Malas na mão, logo aparece o nosso motorista, todo sorridente e simpático … “afinal há excepções”, voltei a pensar com os meus botões.
Os dias foram passando e verifico que o Irão, afinal, é um país de pessoas humildes, acolhedoras e hospitaleiras, sendo que a excepção há regra é o senhor do SEF Iraniano. Desde as pessoas com quem trabalho diariamente até aqueles que se cruzam comigo na fábrica e não me conhecem de lado nenhum, há sempre um “Salem” (abreviatura de Salem Alaikum - a paz esteja contigo) com um sorriso. Aqui há dias, quando regressávamos do almoço, o segurança da portaria convidou-nos para um chá … na portaria havia 2 cadeiras, estando uma delas ocupada por um senhor, que logo se levantou para nós nos sentarmos e tomarmos o chá. Dois dos rapazes que trabalham connosco têm-nos levado a passear ao fim-de-semana (para os que ainda não sabem o fim-de-semana aqui é a sexta-feira a partir das 15H00 … é para a malta não se habituar à boa vida!! ;) ). Vão buscar-nos a casa de carro (lembro que a gasolina é racionada devido ao embargo internacional), damos um passeio pela cidade e levam-nos a jantar, fazendo questão absoluta de pagar todas as despesas, pois somos seus convidados (acreditem que não é barato para eles).

No comments: