09 July 2008

Estrela ou Triângulo ?

Estamos a fazer comissionamento de motores e por vezes aparece algum com uma placa de caracteristicas um bocadinho diferente. Por exemplo esta:
Este motor, para arranque directo, deve ser ligado em estrela ou em triângulo ? E porquê ?
Respondam aqui nos comentários, talvez se encontre um prémiozito para a melhor resposta.

3 comments:

CATC said...

Considerando que a tensão trifásica é de 400V (como habitual), acho que o motor se deve ligar em triângulo. Tal como sugere a chapa de características 380-420 é em triângulo, e como a tensão em uso é de 400V, está nesta gama.

JPDuarte said...

Este Motor tem a placa errada, pois se o Motor permite funcionar a 220-240V e 380-420V, então será forçosamente em TRIÂNGULO para 220-240V (tensão mais baixa) e em ESTRELA para 380-420A (tensão mais elevada). Na prática, visto de uma forma "grosseira", cada bobine deste motor só suporta 220-240V, portanto teremos que o ligar em ESTRELA (2 bobines em série) para que possam suportar 380-420V.
Quanto ao erro, está no facto de terem colocado 220-240V/380-420V e 13,32/7,69A na linha da ligação em TRIÂNGULO, pois deveria estar 220-240V/260-280V e 13,32/13,32A, dependendo da Frequência aplicada (50/60Hz). O mesmo se passa com a linha da ligação em ESTRELA, onde deveria estar 380-420V/440-480V e 7,69/7,69A.

CATC said...

Pois é, quem sabe, sabe, e quem sabe não acredita em tudo o que lhe dizem ;-).
De facto a hipótese da placa estar errada, também existe de facto, tal como o jpduarte diz. E pensando bem, é mais fácil a placa estar errada, do que terem inventado um motor com "alguma bobinagem inovadora !!"