13 July 2008

Aqui há gato...

Pois é..., nunca uma frase feita, foi tão bem aplicada como a de "aqui há gato". Alguns dos colegas já ouviram falar do gato que encontrámos durante numa das últimas obras que fizémos, mas para quem ainda não sabe bem de que gato estamos a falar e do trágico fim que ele teve, aqui fica a foto.Como podem ver, o gato entrou dentro de um quadro eléctrico em tensão e conseguio "agarrar-se" em simultâneo a duas fases e ao neutro de um dos barramentos do quadro.
Com a experiência que temos de ver estes nossos amigos felinos atrás dos roedores, que tanta dor de cabeça dão aos electricistas das fábricas, facilmente podemos imaginar o que terá acontecido. O felino da foto, durante mais uma das suas caçadas a um roedor, certamente se deve ter deixado entusiarmar em alguma perseguição veloz, o que aliádo ao facto de não ter conhecimentos básicos de electricidade, ditou o seu trágico fim.
É comum dizer que os gatos têm sete vidas, mas este ou já tinha gasto 6, ou gastou-as todas aqui e não foram suficientes.

Fiquem os leitores a saber que a remoção do gato obrigou a desligar durante alguns segundos (poucos, cerca de 7, apenas o tempo suficiente para remover o gato em segurança) toda a instalação eléctrica alimentada por este quadro eléctrico, instalação essa considerada bastante critíca, o que nos obrigou a fazer pedidos de autorização superiores, explicações, etc. Enfim, uma trabalheira, e porquê? Porque aqui à gato, aliás, havia...

PS: Imaginamos que o rato, mais pequeno e ágil, e certamente com muita sorte, tenha escapado ileso, pois o seu cadáver não foi encontrado dentro do quadro...

No comments: