13 April 2008

Como é que se faz ureia ?

Eu explico.
Primeiro, o que é a ureia? É um fertilizante, ou adubo, que tem alguns componentes químicos que ajudam a terra a alimentar melhor as plantas. Existem fertilizantes orgânicos (tipo esterco) e minerais. Dentro dos minerais existem muitos, mas os mais conhecidos são os ricos em fosfatos (como os produzidos na fábrica de Safi, em Marrocos, cuja matéria prima são pedras) e os ricos em nitratos (como a ureia, produzida aqui em Kermanshah).
A ureia é o fertilizante mais rico, da sua espécie, tendo 45% de nitrato. Mas se querem saber mais coisas sobre fertilizantes espreitem em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fertilizante .

Vamos então ao processo (não é para fazer em casa): As matérias primas são gás natural, ar e água. Há de facto duas fábricas: A primeira é de amónio e a segunda é que é a de ureia, que recebe como matéria prima a produção da primeira.
Além das matérias primas é preciso uma grande quantidade de tubos, depósitos, caldeiras, compressores, turbinas, reatores, etc, etc, tudo direitinho no seu devido lugar e pronto. (deixo aqui os diagramas para ficarem com uma ideia)


Além do processo principal, também há a ETAR, 3 GTG (co-geração), despoeiramento e outras utilities.
Só mais uma nota: Quando há uma paragem geral, como aconteceu na quinta-feira passada, o arranque demora cerca de 4 dias a correr tudo bem. São dois dias e tal para o arranque na fábrica de amónia e mais um dia e meio para a ureia.
Se quiserem saber mais coisas, perguntem.

1 comment:

josé leonel said...

Quero fazer um reator em menor escala e possivel ??? Contato j.leonel.sousa@bol.com.br