24 November 2007

Irão 10

Devido ao bloqueio económico da América e mais recentemente da Europa, o Irão tem racionamento de gasolina. Parece estranho, mas é mesmo assim. É um pais produtor de petróleo, mas não têm industria de refinaria suficiente para as suas necessidades, pelo que exportam o petróleo e importam a gasolina (acho que com o gasóleo não há este problema)
Cada pessoa tem um cartão como em Portugal existem para o aquecimento ou a agricultura, que lhes dá direito a 100 litros de gasolina por mês.
Além disso aumentou. Mas não foi um aumentozeco como estamos acostumados. Aumentou mais de 40%. Custava 7 cêntimos/litro e agora custa 10 cêntimos/litro. Se ultrapassarem os 100 litros por mês conseguem comprar mais ao "exorbitante" preço de 50 cêntimos/litro.
Tudo isto tem um inconveniente para nós. É que deixou de haver carros para fazer o transporte dos supervisores de e para o almoço. Temos de fazer os 500m a pé. Da minha primeira missão, havia sempre carros a toda hora para cima e para baixo, da segunda (já havia o embargo) foi mais difícil, às vezes tínhamos de esperar meia hora, mas nunca fui a pé (eu e um Alemão da Siemens ficávamos ali parados até que eles desistiam e mandavam um carro buscar-nos). Mas desta vez vão todos a pé, por isso nós vamos também. Mas assim que começar a chover isso vai mudar...

No comments:

Post a Comment