A UPS dinâmica é um equipamento que não se limita a garantir a ininterruptibilidade do fornecimento da energia aos consumidores. A UPS dinâmica interage continuamente, corrigindo todas as características da energia eléctrica proveniente da fonte, garantindo uma qualidade perfeita dessa mesma energia entregue à carga crítica da instalação.
Utilizando uma tecnologia inovadora patenteada, a UPS dinâmica tem como pedra basilar o armazenamento de energia cinética num volante de inércia com um peso aproximado de 350Kg, que roda continuamente a 7700 rpm, num ambiente de vácuo, reduzindo assim o atrito a valores desprezíveis.
A configuração assenta na filosofia “parallel online”, evitando assim as eventuais perdas provocadas pela dupla conversão (AC/DC - DC/AC) existente nas convencionais UPS de baterias. Entre a entrada e a saída apenas existem aparelhos de corte e comando. O circuito de potência está ligado em paralelo com a linha principal de alimentação.
Na esmagadora maioria dos eventos, a intervenção da UPS dinâmica limita-se à utilização da sua electrónica (condensadores, IGBT´s, …) não descarregando qualquer energia proveniente do volante de inércia.
Apenas quando a qualidade da fonte de energia resulta numa variação superior a 10% da tensão nominal, a energia cinética contida no volante de inércia será utilizada.
Toda esta energia cinética contida no volante de inércia e a energia contida na electrónica de potência serão convertidas em energia eléctrica para alimentação das cargas, em qualquer evento de falha na rede (seja ela uma ausência total ou qualquer outro episódio de anomalia na mesma).
Assim sendo, a UPS dinâmica apresenta-se como a melhor solução para resolver, entre outros, os 9 maiores problemas da Rede Eléctrica: corte de energia eléctrica, apagão, subtensão momentânea, tensão de choque progressiva, ruído do circuito, distorção harmónica, subtensões momentâneas de alta voltagem, transitórios de comutação, variações de frequência.
Com uma eficiência muito superior relativamente à solução convencional de UPS estática de baterias, a UPS dinâmica não só apresenta uma eficiência de 98% à plena carga, como garante uma inexcedível eficiência de 94% com apenas 40% da sua carga nominal. Valores bem distintos dos que podemos obter com as soluções convencionais de baterias.
A UPS dinâmica garante uma permanente correcção da energia eléctrica de entrada, graças à sua frequência de monitorização da mesma; em cada ciclo são retiradas 334 amostras da tensão da rede que originam a intervenção da UPS dinâmica no sentido de corrigir qualquer desvio às características da energia eléctrica desejada para alimentação da carga. Desta forma, é garantida uma forma de onda sinusoidal perfeita, um valor de tensão e frequência constantes, a ausência de harmónicos e uma correcção eficaz do factor de potência.
Esta é uma das características que distingue a UPS dinâmica, e que a coloca num novo patamar de excelência neste mercado: com a UPS dinâmica está garantido um factor de potência igual a 1 na energia consumida da rede, nunca mais se ouvirá falar de necessidades de instalação de compensadores do factor de potência!
Outra das grandes vantagens da UPS dinâmica relativamente às soluções convencionais de baterias tem a ver com a reduzida área de implantação necessária. A título de exemplo, uma UPS estática de baterias para 250KVA necessitará de pelo menos 5 m2 de área de implantação, ao passo que a UPS dinâmica não ocupa mais de 1,4 m2.
Modularidade e escalonamento da instalação segundo a evolução do negócio, controlo de custos e rapidez na implementação de soluções são, no mundo actual, preocupações cada vez mais importantes e decisivas. Também nestes aspectos a UPS dinâmica se revela a melhor solução de mercado: em módulos de 250KVA, uma gama de potências desde os 250KVA aos 7MVA.
Fonte: Caterpillar flywheel UPS.