31 October 2014

Comissionamento de dois “Reclaimers” no Vietname

Está a terminar a segunda missão de comissionamento de dois reclaimers de carvão no Vietname, os trabalhos desenvolvidos para o nosso cliente Claudius Peters Technologies, decorrem no norte do Vietname, naquela que será a maior central de produção de energia a carvão no Vietname, em Mong Duong, na cidade de Cam Pha, província de Quang Ninh, de naquela, com uma capacidade de produção de 1.24GW. Esta fase de comissionamento é a conclusão deste ambicioso projecto que começou em 2013, e que envolveu para além do departamento de Automação, Robótica e Sistemas também o departamento de Quadros Eléctricos.
Depois da primeira missão decorrida em Maio desde ano, estamos agora a terminar o comissionamento desta segunda máquina de grande porte, com uma capacidade de 1200t/h, e com a particularidade de ter classificação Ex (Ambiente Explosivo). Está no entanto prevista ainda uma terceira missão para finalização dos trabalhos.

05 May 2014

Jordânia

O nosso cliente Claudius Peters Technologies, com sede em França, contratou-nos mais uma vez para fazermos o comissionamento de um waste heap stacking system, ao nível de engenharia de Automação, para a JIFCO ( Jordan India Fertilizer Company LLC), numa unidade industrial de produção de fertilizantes, na Jordânia.
Os trabalhos estão a decorrer desde há algumas semanas, e prevê-se que durem até ao inicio de Maio.
Esta é a fase final de um projecto iniciado em 2012 e que envolveu os departamentos de Automação, Robótica e Sistemas e o departamento de Quadros da EST.

24 March 2014

Voltar à escola com os MOOC

Olá a todos
Hoje parece que é o dia da escola.
Aproveito este espaço para anunciar a quem ainda não percebeu que a escola está a mudar.
É preciso continuar a aprender ao longo da vida, as nossas células cinzentas precisam de exercício. E agora está mais fácil (e barato) graças aos MOOC (Massive Open On-line Courses). Várias universidades abriram algumas das suas disciplinas de forma a estarem disponíveis on-line gratuitamente.
Algumas têm a sua própria plataforma, como acontece com a nossa ESTG de Leiria que por enquanto tem apenas uma dezena de disciplinas, como por exemplo "Apresentações criativas com o Prezi" ou "Produção de vídeos em contexto educativo", que são de 1 ou 2 semanas. Espreitem http://up2u.ipleiria.pt/
Mas a maioria reuniu-se em plataformas comuns a várias universidades. Uma grande comunidade latino-americana é a veduca (http://www.veduca.com.br/) da qual fazem parte algumas universidades brasileiras, nomeadamente a Universidade de São Paulo. Têm também traduções para Português (do Brasil) de disciplinas/cursos de outras universidades mundiais. E aqui até se pode fazer um MBA completo em Engenharia e Inovação. Pode ser de graça mas não nos entregam nenhum certificado. Se o quisermos, temos de lá ir fazer os exames e pagá-los, mas mesmo assim pode ser ao nosso ritmo e fica mais barato do que qualquer MBA presencial. Fico à espera que a ESTG se associe a este MBA para poder fazer os exames cá em Leiria.
Outras plataformas como a Coursera (www.coursera.org) têm muitos cursos gratuitos e também dão, ou melhor, vendem certificados de alguns cursos por 40 ou 50 euros, e para isso tem um sistema de confirmar a quem é o utilizador, nomeadamente com a validação da cara que quem faz os testes através da webcam do computador.
Eu, por exemplo, estou a meio de um curso de Ciência e Tecnologia Nuclear da Universidade de Pittsburg. Devem ser 8 semanas, 1 ou 2 horas por dia. Nos requisitos estava conhecimentos de física e de equações diferenciais. No início era mais paleio, mas agora é preciso fazer contas para responder às perguntas. E para passar em cada exame tenho de ter mais de 70%. Um dos problemas destes cursos abertos e gratuitos é a alta taxa de desistência. Daqui a 4 ou 5 semanas já vos digo se faço parte dessa estatística. Mesmo que tal aconteça, já tenho mais uns quantos conhecimentos e curiosidades sobre a energia nuclear que hei-de partilhar noutro ou noutros posts brevemente.
Até breve.

03 March 2014

Válvulas Motorizadas "VMD"

É hoje o retorno dos apontamentos após 4 anos de ausência e com o propósito de continuar.
Um apontamento simples e pequeno.
"Estão aqui a perguntar se a válvula motorizada é 0-10V , 4-20mA ou VMD, o que é VMD?"
VMD-Valve Motor Drive, é tão simples que nem precisava de nome e sigla. É o controlo digital da válvula: Abre, Fecha ou mantém a posição.
Até breve.