22 August 2009

Retrofiting Telemec

Uma display antigo XBT K7 com 1 linha de 20 caracteres e dois teclados XBL-C:
Estes teclados são BDC (8,4,2,1 e strobe), mas os valores lidos não são por ordem, ou seja o botão que corresponde ao valor zero não é o F1 nem nenhum outro canto. Dificulta no teclado dos Fs, mas facilita no teclado numérico, porque aí os numeros batem certo.
O display recebe dois BCDs de dados (que podem ser o id de um texto pré-gravado no display ou a posição e o caracter a mostrar) e os dois bits de comando (mostrar texto ou mostrar caracter) e ainda o strobe.
Agora está lá uma consola XBT-R:

O antigo autómato era um TSX47-20 com 8 cartas de 16bits:
que foi substituido no mesmo local por 1 pequeno M340 com 2 cartas de 64bits. Tem modbus para comunicar com a nova consola e programa-se com um cabo normal mini-USB
Em termos de conversão automática do programa, tem de ser feita em duas fases (TE para PL7-pro e PL7-pro para Unity). Em cada uma dessas fases houve problemas com os grafcets, pelos vistos as regras de validação foram sendo alteradas. Também a conversão dos contadores e temporizadores não correu muito bem. Os contadores foram convertidos em bloco de função cujo código teve de ser corrigido para funcionaram de forma igual ao original e os temporizadores foram convertidos em bloco sem código dentro (pelo menos assim não se enganaram). E claro, as habituais e esperadas pequenas "nuances" nos System bits.

20 August 2009

Benvindo a reduza

Na passada semana, talvez por se aproximarem as eleições ou por causa da epoca de saldos de sinais, a estrada do campo, recebeu uma plantação de sinais de limite de velocidades, além de outros de limite de peso e perigo de vacas e outros.
Eu considero uma boa regra a de que o excesso de velocidade é quando não se consegue imobilizar o veiculo no espaço livre e visivel na sua frente e até considero que essa regra devia ter mais valor que os sinais de transito, mas nisso há poucas pessoas a concordar comigo. Fiquei triste. 20 km/hora ??
Passo nesta estrada quase todos os dias e cada vez que vejo um sinal destes só me faz lembrar a anadota do "Reduza a 40, Reduza a 30, Reduza a 20, Reduza a 10, Benvindo a Reduza".
Ó tristeza.

18 August 2009

Analisar um BSOD

Quando vemos um BSOD (Blue Screen Of Death) é sempre uma certa angustia para descobrir qual a causa.
Mas graças a um pequeno utilitário freeware da nirsoft chamado BlueScreenView a analise do ficheiro minidump está facilitada
Espero que não vos seja preciso muitas vezes, mas cá fica a partilha.

12 August 2009

Citect e SAIA

Uma das coisas que me incomoda é ser preciso fazer uma coisa simples e não vai à primeira.
Por exemplo fazer um projecto de Citect a ligar a um autómato SAIA PCD2 ou PCD4.
Dos vários modos possíveis o melhor é o "Data mode". Para isso é necessário um parâmetro do lado do Citect ([SBUS] SendBreak=2) no ficheiro citect.ini
Do lado do Autómato o texto SASI é "UART:38400;MODE:SS2;DIAG:F8000,R4090;"
Já agora o pinout da porta1 do PCD2 é 10(GND) 11(TX) 12 (RX).
Para ligar ao PC da supervisão fazer um cabo com uma ficha DB9 numa ponta e com as ligações 5-10; 2-11; 3-12;

02 August 2009

motorzito



Em cada obra há alguma coisa de novo. nesta é um motor de 120Amperes, mas de 6000V.