28 October 2008

Nota Técnica: Direct Data Exchange ou S7 Connection, qual utilizar?

Interligar dois PLCs Master (Siemens) via profibus, pode ser feito com DP/DP Coupler ou usando uma carta CP 342-5, por exemplo, num dos PLCs. O PLC da Máquina (Master) vai trocar dados com um PLC da fábrica (Master), via profibus (ver figura do post anterior). A forma que mais temos usado é o Direct Data Exchange, em que são configurados um X bytes de Input e Y bytes de output, bytes esses que são directamente endereçados como as DIs/DOs. Esta forma de comunicação tem de ser configurada nos dois PLCs que pretendem trocar dados e permite trocar até 256 bytes no total.
Existe uma outra forma que é o S7 Connection, na qual se podem usar funções como o PUT e o GET (usado no projecto da Turquia, penso eu). Neste caso a comunicação é feita por request podendo ser unidireccional ou bidireccional. Para implementar uma comunicação unidireccional é necessário ter uma carta do tipo CP 342-5 num PLC, ou nos dois caso se pretenda bidireccional. Se for unidireccional a configuração é feita apenas no do CPU que tem a carta CP. Mesmo com uma comunicação unidireccional podem passar dados nos dois sentidos usando o PUT e GET no PLC que tem a carta CP 342-5, ou seja, com o PUT é possível escrever e com o GET é possível ler dados do outro PLC. Para que as funções PUT e GET funcionem é necessário activar uma S7 Connection no NetPro (botão direito em cima do CPU -> Insert new connection -> Connection Type = S7 Connection -> ok. Na janela Properties S7 Connection escolher CP 342-5 no CPU Local e MPI/DP no CPU Partner. Ainda nesta janela é mostrado o ID da conexão que vai ser usado nas funções PUT e GET). Este tipo de comunicação também pode ser usado para uma ligação Ethernet, entre dois S7 317 PN/DP por exemplo, e permite trocar dados até 240 bytes.
Finalmente, neste projecto tem que usar o Direct Data Exchange.

Nota Técnica: OLM Siemens

A 1ª vez que liguei a rede profibus (ver figura) o OLM do lado da Máquina não funcionou (a comunicação profibus não se estabeleceu), ou seja o LED System ficou a piscar a vermelho. Isto significa que o baud rate não foi ainda detectado (podendo a origem deste problema estar em diversas razões - ver PI_OLM_e.pdf). O facto de este OLM não detectar a velocidade da rede profibus deve-se (penso eu) ao facto de estar ligado ao slave DP/DP Coupler. A solução para esta questão passou por ligar o cabo do master da rede (S7 317) a esse OLM e o LED System ficou verde fixo. Restabelecendo as ligações da rede profibus, o OLM já funcionou e a comunicação estabeleceu-se (LED CH1 e CH2 cor laranja fixo). Mesmo desligando e voltando a ligar a alimentação o OLM não perde o baud rate. Mudando a velocidade da rede é possível que seja necessário fazer este procedimento novamente.

03 October 2008

Variadores ABB com CANopen

A EST é certificada para vendas, dimensionamento, suporte técnico, formação e comissionamento de variadores da ABB ACS55, ACS150, ACS350, ACS550 e ACS800 Os variadores da ABB podem comunicar em rede industrial CANopen através de um módulo RCAN-01. Ontem fui comissionar um destes que já estava devidamente configurado em rede pelo que este apontamento não é sobre a comunicação, mas sobre o controlo. Os dados enviados são uma word de controlo e uma word com o setpoint da velocidade.
O truque está na word de controlo em que os bits são os seguintes:
bit 0 - Switch on
bit 1 - Disable voltage
bit 2 - Quick stop
bit 3 - Enable Operation
bit 4 - Ramp function generator disable
bit 5 - Ramp function generator stop
bit 6 - Ramp function generator zero
bit 7 - Reset fault
A documentação não é explícita sobre a utilização dos bits e os bits 0, 3 e 7 são lógicos, mas os bits 1,2,4,5,6 são negados, ou seja têm de estar a "1" para o normal funcionamento do motor.